Tuesday, August 29, 2006

Sobrenome Barnabé



Pais orgulhosos. Isso sim. Pô, imagina ter dois filhos assim. Pois bem, Arrigo e Paulo Barnabé são historicamente classificados, junto com Itamar Assumpção, como a base da Vanguarda Paulistana. E que Vanguarda foda!

Arrigo Barnabé - Clara Crocodilo

...E ele flutuou. Sim... flutuou para longe dali, envolvido numa sensação deliciosa. Mas, o que ele não sabia, era que estava sendo transformado num terrível monstro mutante, meio homem, meio réptil, vítima de um poderoso laboratório multinacional que não hesitou em arruinar sua vida para conseguir seus maléficos intentos. Os cientistas haviam calculado tudo, mas o que eles não imaginavam era que aquela criatura havia conservado parte de sua consciência. E logo, sim meus amigos, e logo todo seu poder se transformou em ira e violência sobre-humana. Os cientistas foram os primeiros a conhecer sua fúria. Depois toda a cidade estremeceria ao ouvir falar em Clara Crocodilo...

Arrigo largou a faculdade de arquitetura para estudar música na ECA, e logo após se consagrar em uma série de festivais universitários, ele gravou essa demência (no melhor sentido que essa palavra possa ter na música) pop-erudita. O disco, de 1980, é perfeito, com arranjos absurdos, letras faladas/gritadas e um backingvocal feminino fatal. HQ musicada vanguardista fudida.

Patife Band – Corredor Polonês

“... depois o Paulo partiu para um caminho bem particular e interessante com a Patife Band, que me apontou soluções para trabalhar com essa estranheza que eu colocava na música. A contribuição dele na vanguarda paulistana é subestimada...”
Assim disse Arrigo, sempre mais respeitado e ilustre que o irmão. Nesse disco, Paulo Barnabé fez algo novo e inusitado, conseguiu juntar todo o engajo da vanguarda com a pegada do punk-rock. Assim, por mais estranho que isso possa parecer, nasceu um prog-punk, ou, punk–progressivo. Essa mistura musical quase impossível junto com letras irônicas, repletas de personagens urbanos decadentes, faz de Corredor Polonês um clássico genial e nervoso.
Eu, particularmente, prefiro o irmão subestimado nervoso, hehehehe.

Por Pedro

4 comments:

Anonymous said...

pode cre

Six said...

o arrigo é melhor.

Anonymous said...

cala boca seu emo

Anonymous said...

emo