Monday, May 28, 2007

Faíscas pop galopantes



Sparklehorse - Dreamt For Light Years In The Belly of a Mountain

Eu já disse que o blog anda morto, já enchi o saco dos outros responsáveis pelo site e com isso eu mesmo quase desisti de postar, mas os comentários recebidos no post do EP Arcade Fire/Bowie resultaram numa nova vontade de escrever e dividir cultura. Afinal os mp3 blogs são uma ferramenta com um potencial de disseminação musical incalculável. E no meu ponto de vista, que é de alguém que tem banda, a música não foi feita para mofar em prateleiras de lojas, mas isso envolve outras discussões. O que eu gostaria de deixar claro nesse abre é que esse blog continua, firme e forte, dividindo o gosto e o conhecimento musical de seus integrantes para que essa rede de “musicólatras” não perca mais uma fonte de material, por menor que for.

Dreamt for Light Years in the Belly of a Mountain é o quarto album do Sparklehorse, projeto de Mark Linkous. O disco saiu em setembro do ano passado depois de uma espera de cinco anos entre o lançamento anterior, It’s a Wonderful Life. Durante esses anos Mark abandonou tudo e mudou-se para a Carolina do Norte, onde trabalhou cautelosamente no álbum. Resumindo as suas frustrações, pessoais e profissionais, além da sua luta contra as drogas, Mark reuni diversos seguimentos da beleza pop conhecida. Baladas passeiam por vozes agudas e graves, timbres limpos e distorcidos, sobra até espaço para músicas com mais pegada, mais indie rock. Dreamt for Light Years conta ainda com a presença ilustre de diversos amigos de Mark. Dave Fridmann, pra começar. O gênio por de trás da produção do Flaming Lips não só produz algumas faixas como toca diversos instrumentos no álbum. Curte Flaming Lips? Pois não é só isso, pois o outro gênio por de trás das baterias, pianos, guitarras, arranjos e a puta que o pariu Steve Drozd toca bateria em “It’s Not so Hard”. Quer mais? Que tal Tom Waits? Sim, o próprio, mas calma, não vá esperando aquela coisa do tipo “puta que o pariu, é o Tom Waits!”, não a sua presença é mais foda que isso, ele simplesmente toca um pianinho em "Morning Hollow", mas quer participação mais foda que essa? Bom sem mais delongas, esse é um belo disco que vale a pena. Só mais uma coisa, eu li isso numa resenha e achei muito correto, algumas músicas têm uma fragilidade tão bela que parece que vão esfarelar a qualquer segundo. Lindo!

Por Pedro

2 comments:

Cássio Toshiyoka said...

Velho, sou fan do Sparklehorse, tenho todos os albuns e é muito bom ver que tem mais gente que curte (tive um trabalhão pra achar esse album!)
Queria te perguntar se vc consegue arrumar o novo album do Wheat (Everyday I Said A Prayer for Kathy And Made A One Inch Square), e o Types of woods do Whirlwind Heat. Não consegui achar esses albuns em nenhum blog!
Valeu, e parabéns pelo blog!

Six said...

esse disco é maravilhoso.